Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente
flags at UN

Parceria com Estados membros

O Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) é uma organização liderada por Estados membros, que aprovam o nosso plano de trabalho e orçamento, além de serem uma importante fonte de contribuição financeira - inclusive para o Fundo para o Meio Ambiente, principal financiamento do PNUMA. Esses países também são parceiros importantes na criação de políticas e na implementação do programa, bem como na elaboração de soluções para os desafios ambientais que compartilhamos.

Em 2012, na Conferência da ONU Rio+20, a Assembleia Geral aprovou uma resolução que reafirmou e fortaleceu a governança e o mandato do PNUMA no âmbito do sistema ONU. Passamos de um Conselho Administrativo de 58 Estados membros para uma Assembleia do Meio Ambiente, com adesão universal que abrange todos os 193 Estados membros da ONU.

O Comitê de Representantes Permanentes, atualmente com 122 integrantes, presta assessoria política para a Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente (nosso principal órgão dirigente), contribui para a preparação de agendas e supervisiona a implementação de decisões.

Durante a Conferência Rio+20, lideranças mundiais também se comprometeram a garantir recursos financeiros seguros, estáveis, adequados e em maior quantidade para o PNUMA. Em 2020, 77 dos 193 Estados membros contribuíram financeiramente para o Programa. Todas as contribuições de Estados membros podem ser encontradas na página de contribuições.

*(dados de 31 de dezembro de 2020)

Mais artigos e vídeos

Quer saber mais sobre reportagens, artigos, vídeos e publicações ligados à parceria do PNUMA com os Estados membros? Confira a nossa lista completa de artigos e vídeos.

Deseja contribuir para o Fundo para o Meio Ambiente?

Para mais informações sobre o Fundo para o Meio Ambiente e como contribuir, a "parcela justa" (Escala Indicativa de Contribuições Voluntárias) etc., consulte nossos recursos.

Você também pode entrar em contato conosco pelo e-mail unep-contributions[at]un.org